HISTÓRIA CÂMARA MUNICIPAL DE CÓRREGO DANTA - MG

A Câmara Municipal de Córrego Danta foi instalada no ano de 1949, mais precisamente em 31 de março. A primeira sessão da Câmara, realizada no salão nobre da Escola Professor Francisco Rocha, foi presidida pelo vereador Frederico Moreira de Alvarenga, tendo como vice José Caetano da Costa e secretário da mesa diretora o vereador José Baia de Azevedo. À época o município era administrado por José Henrique Cardoso, prefeito, e Enock Chagas de Carvalho, vice-prefeito. Os primeiros vereadores a ocuparem uma cadeira no Legislativo Municipal de Córrego Danta foram:Frederico Moreira de Alvarenga, José Caetano da Costa, Antônio Garcia de Azevedo, Francisco Bernardes de Faria, João Evangelista de Carvalho, José Baia de Azevedo, Orcine de Souza Borges, José Martins Bispo e Pedro da Costa Gontijo. Em 31 de março de 1953 José Barbosa Leão foi eleito pela primeira vez prefeito de Córrego Danta pelo PSD. No mês de dezembro de 1954 o parlamentar João Dinis Nunes teve seu mandato cassado por não ter comparecido às reuniões plenárias por seis meses consecutivos. Em seu lugar tomou posse o suplente José Maria Bernardes. Em 1963, pela primeira vez na história do município e do estado de Minas Gerais uma mulher, a vereadora Edy Bernardes de Faria, é eleita para ocupar o cargo de presidente da Câmara. Outra representante do sexo feminino a ocupar a presidência da Câmara foi a vereadora Delba Aparecida de Resende (1991-1992). Vinte e cinco de outubro de 1968, a Câmara de Córrego Danta se instala em um prédio anexo à Prefeitura.

Ouça abaixo o Hino de Córrego Danta: