A Câmara Municipal de Córrego Danta recebeu, durante a sessão plenária desta terça-feira (11/9), representantes da empresa SEPCO1 para tratar da situação das estradas rurais do município, uma vez que a mesma tem causado danos significativos à malha viária em razão do intenso tráfego de veículos pesados de sua propriedade.

Ivane Benedito Lopes, técnico de meio ambiente; Diogo Luís Corrêa da Costa, engenheiro ambiental, e a advogada Poliana Cunha responderam aos questionamentos dos vereadores e também do prefeito de Córrego Danta Reginaldo Saturnino Cardoso.

Além do desgaste da malha viária, o prefeito e Legisladores pontuaram também outros problemas causados pelo trânsito de veículos da SPECO1,  tanto no perímetro rural como no urbano, entre eles o excesso de velocidade dos veículos da empresa, mata-burros destruídos, poeira nas estradas entre outros danos. Sob a ótica desse prisma, cobraram uma postura da empresa que, no início de suas atividades no município, se comprometeu a deixar as estradas em bom estado de conservação.

O gestor do município ainda propôs uma parceria entre o município e a Sepco1, para ajudar no que for necessário em relação a manutenção de vias.

Para a advogada da empresa, toda grande obra causa impactos positivos e negativos e a SEPCO1 segue o que diz as leis vigentes municipais e federais, geração de emprego e a arrecadação do município aumentou em 15% com a presença da empresa.

Ainda segundo ela, o compromisso da empresa é recuperar os danos causados, novos mata-burros foram confeccionados para substituir os que apresentam problemas e vão disponibilizar um caminhão pipa para umidificar as estradas e as vias foram sinalizadas. No momento, a malha viária recebe reparos superficiais até que se conclua a obra e, com o fim desta, serão reparados em sua totalidade.

E, para finalizar, a advogada sugeriu aos Vereadores convidarem os representantes da empresa Xingu Rio Transmissora de Energia – XRTE a participarem da reunião da Câmara, oportunidade em que os Vereadores poderão  esclarecer melhor as suas dúvidas.